segunda-feira, 11 de março de 2019

Editor de ações - Estrutura de Criação

O Fazgame tem o propósito de incentivar a criação de games com base em uma narrativa criativa e envolvente. Toda narrativa segue um fluxo que vai agregando os elementos que compõem um game: definição dos personagens, criação do problema que vai acontecer e que põe em risco algo muito importante, indicação de personagem ou personagens que irão encontrar e enfrentar um vilão e a proposta de solução do problema.

Para compor a estrutura de criação destes elementos o Fazgame tem um processo, que se consiste em: MISSÃO CENAS AÇÕES. Essa estrutura contribui para que o usuário possa expandir sua narrativa e dar continuidade a criação do seu game com novas missões,com novas cenas e ações.


    • MISSÃO – Definir a principal tarefa que o jogador deverá concluir em seu game. Deve estar totalmente alinhada ao contexto da história criada e que seja desafiadora para que o jogador se envolva e entenda o enredo.

Para adicionar as missões ao game clique em MISSÕES e defina indicadas pelas setas vermelhas, caso seu game tenha uma nova missão clique no sinal de + para acrescentar quantas achar necessário durante a criação do seu game indicada pela seta azul, veja as indicações:


    • CENAS – São as situações (fases) criadas pelo autor do game para dar dinâmica a sua narrativa e promover a interação com o jogador em diferentes cenários ou momentos da história.


Para adicionar as cenas ao game clique em CENAS e defina indicadas pelas setas vermelhas, e para criar uma nova cena clique no sinal de + para acrescentar quantas achar necessário durante a criação do seu game indicada pela seta azul, veja as indicações abaixo;




    • AÇÕES – É a forma de criar a dinâmica da sua história com as ações interativas entre objetos e personagens.


Mas antes de começar a criar essas ações o jogador deve escolher o cenário, personagens ou personagens, e objeto ou objetos que serão parte daquela cena. Usando as seguintes funções:

 O usuário pode escolher personagens para participar da cena.
O usuário pode escolher o cenário que vai compor cada cena.
O usuário pode inserir objetos na cena. 


As seguintes funções de edição:

 Leva a tela de edição e construção dos fluxogramas.
Testa as ações criadas naquela cena.
 Exclui a cena e todas as criações.





 O usuário pode iniciar a criação ao clicar no ícone e seguir para tela de edição das ações, conforme figura abaixo:




Prepare-se! Para criar as ações!



Nenhum comentário:

Postar um comentário