segunda-feira, 11 de março de 2019

Fluxograma de Ações

A lógica de criação das ações e desafios no Fazgame é baseada em fluxogramas. Esse formato de construção permite uma organização de suas ideias e a visualização das alternativas de caminho que o jogador pode seguir dentro do game. E o usuário tem o maior controle dos acontecimentos de sua narrativa. Em outras palavras é a forma de envolver o jogador do seu game cada vez mais em todas as tramas de sua narrativa.


                 ➤ FLUXOGRAMA DA NARRATIVA – é toda relação de interação entre objetos, personagens e cenários dentro de seu GAME com intuito de criar os desafios para seus jogadores solucionarem ao longo da lógica de sua narrativa.


O fluxograma guia você a contar a sua história a partir de um ponto A em direção a um ponto B e assim sucessivamente de acordo com encadeamento de suas ideias de construção da narrativa a partir das ações padrões do Fazgame.
Para o usuário criar os fluxogramas vamos explicar algumas funções básicas do editor de ações:





Ícone para editar ou alteras as ações criadas;

    Ícone para criar a conexão entre as ações (clica e arrasta para o ponto desejado);


Ícone para excluir uma ação ou uma conexão entre ações.



A criação do fluxograma de ações segue um formatado simples: O usuário deve dar um clique noe arrastar até a ação que deseja que aconteça dentro da lógica de sua história. Veja exemplo abaixo:





A ideia das ações criadas em fluxogramas facilita a construção dos inúmeros caminhos que o usuário pode criar no seu game. As ações acontecem de acordo com a lógica da história imaginada pelo usuário a fim de desafiar o jogador do seu game. Visualizamos essa lógica abaixo. 



A figura ilustra um ponto A disparada ao clicar no personagem (ação diálogo com pergunta) que leva a dois caminhos diferentes: segue um caminho B ou  segue outro caminho B1 e cada um destes tem um desfecho dentro da narrativa do game usando outras ações padrões do Fazgame.

Veja outro exemplo de um fluxograma de ações com alternativas de caminhos diferentes dentro de um game:



Neste exemplo, nós temos duas alternativas de ações: A e A1 (disparadas ao clicar em personagens diferentes). Essas duas alternativas levam a dois caminhos distintos dentro do game: caminho B e caminho B1.

Portanto, o usuário pode criar uma sequência de ações seguindo um caminho dentro da sua história e outra sequência de ações que podem levar o jogador a seguir outro caminho cometendo um erro crucial dentro do game.


Lembre-se que todos os caminhos dentro do game devem levar o jogador para algum lugar sem o deixar perdido. Portanto, todos os caminhos criados devem ser fechados com alguma ação dando um desfecho final ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário